quarta-feira, 18 de julho de 2012

PARA REFLEXÃO!


Como é Bom ser Esperado

O ser humano, por natureza, precisa de carinho, ternura, compreensão, ser valorizado e tratado como alguém importante e especial. A falta de uma atenção empática, onde o outro é visto e acolhido naquilo que ele é em profundidade, pode causar uma série de distúrbios que poderão interferir negativamente pelo resto da sua vida. Claro, sempre é tempo oportuno para darmos a volta por cima, mas as marcas, mesmo que silenciadas, ficarão para sempre registradas.

Quando o casal programa a vinda de um filho, deve fazê-lo com muito carinho, como algo desejado e esperado. A rejeição é um dos fatores que mais influenciam negativamente na vinda desse ser humano. Ser esperado, é sinal de alegria, de festa, de importância, e isso é fundamental para a nova criatura, prestes a fazer parte desse mundo. Ternura exagerada também deixa suas cicatrizes negativas, mas aqui eu quero apenas enaltecer o lado positivo da espera alegre e festiva.

Ser esperado é sinal de bem querer, de importância, de valor e de muito respeito pelo que o outro simboliza em sua vida. Tantas pessoas sofreram e sofrem pela indiferença como são tratados, como se fossem um empecilho, alguém indesejado e rejeitado pelo seu jeito de ser.

Ser esperado é com certeza a melhor sensação, que faz o ser humano vibrar, antecipar um reencontro, explodir de alegria no seu coração. A distância faz com que o reencontro seja mais aguardado e desejado. É motivo de festa, de alegria, de vibração e encanto. No final de ano as  famílias se reencontram para o natal, para a festa do menino Deus, e isso é realmente algo marcante e significativo. 

Esperamos com alegria aquilo que nós valorizamos e, sobretudo aquelas pessoas que são marcantes em nossa vida. Nós, cristãos, somos chamados a esperar com o coração em festa, a vinda do Salvador. Não apenas para festejarmos através da comida e bebida, mas principalmente para renovarmos a nossa crença nos valores que provém do homem de Nazaré.

Nunca perca a oportunidade de bem receber a todas as pessoas, com o seu sorriso, com a sua atenção, com o seu olhar e gestos de profunda acolhida. Ninguém fica indiferente a uma recepção calorosa e vibrante. Isso renova a sua vida, a sua esperança, a sua coragem em continuar a lutar e viver. Uma acolhida profunda e verdadeira pode transformar a vida de uma pessoa, com toda a certeza, assim como uma rejeição pode destruir o encanto pela vida.

Aqui e acolá vemos tantos desencontros que marcam a história de tantos seres humanos. Mas vemos também tantos encontros que simplesmente marcam positivamente para sempre a nossa vida. Costumamos dizer que a nossa vida está dividida em antes do encontro e depois desse encontro. Assim é a vida da maioria dos casais, quando se amam, se esperam e se desejam profundamente.

Quando esperamos alguém que amamos, costumamos preparar os detalhes, deixar tudo limpo e arrumado, como gesto, sinal de profundo bem querer. Isso faz toda a diferença na relação entre as pessoas. Mais ainda, quando surpreendemos o outro com algum presente inesperado, que no fundo quer demonstrar o nosso sincero carinho por ele. Isso tudo faz uma grande diferença no relacionamento humano.

Não deixe para expressar amanhã o quanto o outro é importante para você, e manifeste isso através de um abraço, de um olhar, de uma palavra, e você perceberá então como é bom viver, amar e ser amado. Faça festa para cada encontro, como se fosse o primeiro e talvez o último. Ser esperado, amado, acolhido, são todos sinais de amor, ternura, importância e isso faz toda a diferença no relacionamento humano.

Dr. Pe. André Marmilicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário