Espiritualidade

A espiritualidade cristã é uma fonte inesgotável de sabedoria e graça. Nesta fonte, encontramos também a espiritualidade orionita, que busca ver Deus em tudo, especialmente nos mais pobres e necessitados e encontra seu ápice na prática da caridade. Vivemos isso sob o cuidado e inspiração de Maria, mãe de Deus e nossa.
São Luís Orione era um homem de profunda espiritualidade cultivada em horas de oração diante do Santíssimo Sacramento, eucaristia diária e uma fecunda devoção mariana.
São Luís Orione foi um homem fascinante! Esse fascínio nos vem da sua capacidade de vencer os desafios do egoísmo e de qualquer visão relativista moderna, para dirigir toda sua vida ao serviço dos mais necessitados. O pensamento voltado para os pobres mais pobres leva o nosso Santo a um abandono total nas mãos de Deus. “Dom Orione é grande não pelas coisas que fez, mas porque permitiu que Deus as fizesse através dele.” Nesse desejo máximo de fazer a vontade de Deus se encontra araiz da Espiritualidade Orionita. Devemos “fazer o bem sempre...”
Confiantes na Divina Providência e firmes na Caridade
Não existe espiritualidade verdadeiramente orionita sem confiança em Deus, em sua providência e sem amor aos pobres, traduzido na caridade. Quando o anseio maior é fazer a vontade de Deus, os sonhos pessoais avançam pela transformação interior provocando uma dinâmica de CONFIANÇA na Providência Divina e de CARIDADE incondicional. São Luís Orione viveu a caridade por amor,por convicção. Ele dizia: “Nós somos servos inúteis; mas é a caridade, é o amor de Cristo e dos irmãos que nos anima, nos impele e nos instiga. Sejamos apóstolos da caridade, subjuguemos as nossas paixões e alegremo-nos com o bem alheio como com o nosso bem.”
Aos pés da cruz de Cristo
            Na perspectiva orionita, não existe serviço de amor sem o exercício livre e consciente do sacrifício de si mesmo.Como Cristo vence a morte por amor, nós devemos amar a ponto de dar a própria vida; ser “trapos” nas mãos de Deus. Não é sofrer por sofrer, mas é capacidade de assumir como missão o sofrimento do Cristo nos pobres; é mortificação; é vitória sobre o pecado e as tentações do ter e do poder, em favor da dignidade dos pequenos e humildes – “servir nos homens o Filho do Homem”. Sem passar pela cruz, não há ressurreição.
Nos braços de Maria a serviço da Igreja
“Oh! Como poderemos jamais adorar Jesus e não ter um olhar, uma palpitação de amor por Maria, sua Mãe?Filhinhos meus, agarremo-nos a Maria Santíssima e seremos salvos!”. Com esse pensamento de São Luís Orione ressalta-se a veia mariana da espiritualidade orionita. Foi Cristo mesmo quem nos deu Maria por mãe. Devemos imitá-la na fé, na entrega total e nos prender a ela para, diante da cruz, receber de Jesus mesmo, o aconchego de seus braços de Mãe como nosso lugar de repouso – “filho, eis aí a tua mãe...”  São Luís Orione aceitou esse presente e se deixou conduzir pelas mãos e as virtudes de Maria, na missão de servir à Igreja de Cristo.
Continuadores da Paixão do fundador
            Vendo a paixão do nosso fundador pelo Projeto de Deus, devemos seguir seus passos, numa espiritualidade que transforma e faz bem a nós mesmos em primeiro lugar, porque renova e motiva e depois aos outros porque é caridade e amor, alicerçada na confiança e abandono nas mãos de Deus, a exemplo de Maria.Como verdadeiros discípulos, façamos continuar vivo o amor que impulsionava São Luís Orione, deixando que Deus faça através de nós, muito bem à Igreja e ao mundo.

Pe. Rodinei Carlos Thomazella, FDP
Diretor do Pequeno Cotolengo do Paraná
Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário