terça-feira, 31 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 13,36-43)

Terça-Feira, 31 de Julho de 2012
Sto. Inácio de Loyola


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


Santo Inácio de Loyola

31 de Julho


A- A+

Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo "uma alma maior que o mundo".

Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".

Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo".

Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


O FEEDBACK CORRETIVO

Dar o retorno é fundamental para o crescimento saudável de um ser humano. Nós necessitamos de saber como estamos e se realmente correspondemos ou não, e mais do que isso, o que precisamos mudar para darmos uma contribuição positiva.

O retorno negativo, assim como pudemos refletir no artigo anterior, acaba diminuindo a pessoa, pois enaltece os seus aspectos negativos, diminuindo as qualidades e valores inerentes a cada pessoa. Além disso, cria uma série de traumas que poderão incidir negativamente ao longo da sua vida. Mas então, se não é saudável enaltecer os aspectos negativos, então devemos deixar as pessoas, sobretudo aquelas em desenvolvimento, a fazerem o que quiserem? Com certeza não. É preciso corrigir, pois sem correção não existe um crescimento saudável. E é ali que reside o grande problema da educação na sociedade atual.

Corrigir significa impor limites na medida certa, pois a pessoa pode fazer muitas coisas, mas não pode fazer tudo. Saber dizer ‘não’ na hora certa é uma das grandes artes do líder, pai, professor, educador de modo geral. Esse ‘não’, deve ser de modo específico, ou seja, deve ser corrigido o ato em si, e não generalizar uma situação. Por exemplo, se alguém errou porque não limpou bem a casa, a correção deve ser encima dessa realidade, e não generalizar, dizendo que tal pessoa não sabe fazer nada. O erro, a falha foi bem especifica, e não pode ser generalizada. Para mim, esse é um dos grandes problemas da educação de modo geral.

O limite na medida certa é fundamental para o ser humano em crescimento, mas é bom e saudável para todos os adultos. Ser corrigido de modo firme e terno ao mesmo tempo, nos ajuda a sermos melhores. Eu, pessoalmente, me sinto muito corrigido através dos livros que leio. Eles me fazem pensar, rever o meu modo de ser e de agir, e me convidam a mudar meu comportamento. Aliás, a verdadeira correção tem como função a mudança de comportamento, do contrário, ela não tem razão de ser e existir.

Na natureza nós observamos que as podas são necessárias e fundamentais para que haja frutos. Sem poda, com o tempo a árvore não produz mais nada e só serve para ser cortada e lançada ao fogo. Assim também em nossa vida, as podas se fazem necessárias, a fim de produzirmos frutos. Eu vejo tantos pais que tem medo de corrigir seus filhos, como se isso fosse diminuir a sua autoestima e criar traumas. Nada mais errado do que isso, pois como diz o velho ditado, ‘pais que não fazem seus filhos chorar de pequeno, farão os pais chorar quando forem grandes’.

O grande problema da sociedade atual é a falta de limites, onde tudo é permitido, como se fosse proibido proibir. Não queremos voltar aos tempos passados, onde a varinha corria solta, e realmente criava traumas nas crianças, mas também não podemos permitir que as crianças façam tudo o que quiserem sem nenhuma intervenção. É preciso ter postura firme, a fim de perceber que o pai, a mãe, o educador, tem autoridade. É preciso saber dosar essa firmeza com a ternura, o que nem sempre é fácil. Muita firmeza vira dureza, ditadura; muita ternura causa permissividade, liberalismo, um crescimento sem limites. São Paulo dizia que correção sem caridade é mentira.

A correção deveria acontecer em todos os lugares, e em todas as fases da nossa vida. Na família, na comunidade, na escola, na sociedade, a correção só faz bem, quando feita de modo especifico, em vista do bem e do crescimento do outro. Não corrigir e dar tudo o que o outro quer, é o melhor modo de levá-lo para a ruína e para a pouca valorização das coisas. Quem ganha tudo o que quer, certamente não saberá valorizar nada do que tem, e será um eterno ingrato. Portanto, limites na medida certa, é o caminho para o crescimento saudável de todo o ser humano em todas as idades.

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Vençamos o egoísmo, cresçamos no amor.  Vamos criar na terra um exército novo: o exército das vítimas que hão de vencer o poder da força."
           São Luís Orione

segunda-feira, 30 de julho de 2012

NOVAS IMAGENS DAS OBRAS DA IGREJA MATRIZ

CONTINUAÇÃO DAS OBRAS NA MATRIZ: PERFURAÇÃO E CONCRETAGEM 
MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO AO NOSSO OBJETIVO!
30 de Julho de 2012
















EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 13,31-35)

Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012
17ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Pedro Crisólogo

30 de Julho


A- A+

O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII). São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'O homem da palavra de ouro' (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


O PODER DO FEEDBACK (2)

Todos nós necessitamos do retorno para sabermos se estamos ou não no caminho certo. A criança, com certeza, vive do retorno de seus pais, mas nem sempre recebem aquele tipo de retorno que realmente faz crescer e amadurecer na vida. E isso pode afetar o seu desenvolvimento sadio, provocando verdadeiros problemas psicológicos no futuro. Precisamos dar o retorno, mas que seja saudável e ajude no seu processo normal de crescimento.

O feedback insignificante ou inexistente, é aquele mais atrapalha, pois a indiferença é o pior ‘remédio’ para um ser humano. Ninguém gosta e se sente bem sendo ignorado, pois temos a necessidade natural de querermos ser vistos e valorizados em nossas ações. A criança, por ser indefesa, sofre muito mais do que o adulto com a indiferença. Ela precisa ser vista e valorizada por aquilo que é.

Existe outro feecback que também é nocivo e prejudicial ao pleno desenvolvimento e amadurecimento da pessoa humana: é o feedback negativo. No passado era normal priorizar os aspectos negativos, pois se acreditava que o elogio e a valorização eram prejudiciais e corrompiam o ser humano. Hoje também não é muito diferente. O que mais impacta: as coisas boas, as conquistas, as vitórias, os projetos bem sucedidos, ou então, a desgraça e a tragédia? Dificilmente alguém que está viajando é capaz de parar a fim de contemplar uma cascata ou a natureza que surge cheia de vida em sua frente, mas facilmente estaciona o carro para ver a desgraça ocorrida num acidente de carro. Isso mostra que o negativo tem mais poder do que o positivo.

Um autor que eu gosto muito, Nuno Cobra, ele escreveu um livro muito interessante e que vale a pena ser lido, com o título ‘a semente da vitória’. Nesse livro, de modo bastante humorado ele apresenta a história dos sacos. Cada ser humano tem dois sacos: o saco positivo e o saco negativo. Ele diz que enquanto o saco da negatividade cresce, o saco da positividade diminui ou estaciona. O saco do negativo são os constantes não, proibições, dúvidas, enaltecendo sempre aquilo que não funciona e deixando em segundo plano as coisas boas.

Se nós formos analisar a educação, sobre escolar, é fácil perceber que os pais fixam o olho imediatamente na nota mais baixa, em detrimento à nota mais alta. Se o filho/aluno tirou tudo acima da média, mas somente uma está abaixo da média, pode ter certeza, é essa que será notada. E aí reside um grande erro educacional, ou seja, o feedback negativo, que não ajuda no crescimento saudável do ser humano.

Ouço seguidamente pessoas dizendo que o positivo não precisa ser enaltecido, pois todo mundo já sabe, mas é preciso dar mais atenção ao negativo. Se alguém tira notas altas, não fez mais do que a obrigação, e nem é notado e valorizado, mas se tira notas baixas, imediatamente é censurado e cobrado.

A sociedade de modo geral valoriza muito mais o negativo, a tragédia, a desgraça, pois essa vende e dá mais lucro. As coisas negativas são motivos de noticia por muitos dias, mas aquelas positivas passam rapidamente. É a cultura da morte, em detrimento da cultura da vida. E pensar que fomos feitos para a vida e não para a morte! Eu não quero com essa reflexão dizer que devamos fechar os olhos para as coisas negativas e fazer de conta que não aconteceu nada, mas não fazer delas o centro e a razão da nossa existência.

O feedback negativo é destruidor, pois cega os olhos para o lado bom e positivo, como se aquele pessoa fosse somente erro e não tivesse nada de bom a oferecer. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"A concórdia e a união entre os Amigos geram uma inestimável vantagem: a fecundidade espiritual em todos os tipos de boas obras."
                                                                                                                    São Luís Orione

domingo, 29 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (João 6,1-15)

Domingo, 29 de Julho de 2012
17º Domingo Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


Santa Marta

29 de Julho


A- A+

Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa" (Lc 10,38).

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


O poder do feedback

Existem algumas necessidades fundamentais no ser humano, sem as quais é simplesmente impossível viver. A primeira grande necessidade é a respiração. Ninguém consegue ficar mais do que dois minutos sem respirar. Por vezes não damos valor e nem atenção a essa realidade, mas somente quando os problemas respiratórios aparecem. É muito, mas muito importante inspirar e respirar diversas vezes no dia. Outra necessidade indispensável é a água. Podemos ficar no máximo três dias sem tomar água; mais do que isso, morremos de sede. É triste ver a falta de água em tantos lugares, e essa é uma das grandes preocupações da sociedade atual. Dizem que no futuro ela vai valer mais do que o combustível. E a terceira necessidade da raça humana é a comida. Podemos ficar até um mês sem comer, tomando água apenas. Mas existe uma terceira necessidade, da qual ninguém consegue fugir e que tem implicações enormes no bom desenvolvimento do ser humano: é o feedback.

O que significa a palavra feedback? É uma palavra inglesa, que traduzida para o português significa retorno. Como retorno em português tem outros significados, assim como retorno no trânsito e outros, feedback acaba tendo mais força e densidade. Em inglês ele tem um único significado, ou seja, o retorno na educação.

Existem diversos tipos de retorno, sendo que alguns ajudam no crescimento da pessoa e outros, pelo contrário, destroem o ser humano. Quais são os tipos de retorno, ou seja, de feedback que constroem e quais destroem. Vamos então para a reflexão nesse campo, pois isso afeta diretamente a autoestima da pessoa, sobretudo nos primeiros anos de vida do ser humano.

Dois tipos de retorno precisam ser superados na educação: o retorno insignificante e o retorno negativo. Vamos falar primeiro deles, para depois aprofundarmos os dois retornos que são fundamentais para uma educação que leve o sujeito ao pleno desenvolvimento.

Antes de tudo, é preciso ter claro que ninguém nesse mundo pode abdicar daquilo que os outros pensam a seu respeito, sobretudo quando está em questão a figura significativa, pai ou mãe, acima de todos. A influência que estes tem sobre os filhos é decisiva, e ficará marcada para sempre na vida deles.

Tem um velho ditado quem diz: não importa o que falam de mim, o importante é que falem. Você sabe que na prática não é bem assim. Ninguém gosta de ser mal falado ou ignorado. Segundo diversas pesquisas, 99% das pessoas preferem ser bem vistas, elogiadas e valorizadas. Portanto, somente 1% gosta de ser mal tratado, e com certeza, essas não são pessoas normais.

O primeiro tipo de retorno é o insignificante, ou seja, tratar o outro com desprezo e indiferença. Essa atitude com toda a certeza é aquela que mais machuca e fere o ser humano. A indiferença é a mãe de todas as doenças. Quando alguém nasce e é rejeitado e ignorado nos seus primeiros dias e meses de vida, isso trará consequências muito graves no seu desenvolvimento normal. Diversas pessoas acabam criando situações de compensação a fim de serem vistas e valorizadas. A droga, os rachas, as tatuagens e outros meios, são no fundo modos para ser visto pelo outro.

O que melhor define o fim do casamento é a indiferença que um sente pelo outro. Isso é sinal de frieza e o fim de um relacionamento. Se mexe nos adultos o fato de ser tratado como alguém insignificante, imagine o mal que faz esse mesmo tratamento na relação com a criança, totalmente indefesa e carente. Ser tratado com indiferença é o pior de todos os retornos, e acarreta profundos distúrbios psíquicos, criando pessoas desequilibradas. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"O grande segredo da santidade é amar muito ao Senhor e aos Irmãos.  Os santos são cálices transbordantes de amor a Deus e aos Irmãos."
                                                                                                                    São Luís Orione

sábado, 28 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 13,24-30)

Sábado, 28 de Julho de 2012
16ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Celestino

28 de Julho


A- A+

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.

No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma "auto salvação".

Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.


São Celestino, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


Auto Estima

O ser humano é um dom de Deus, criado para a felicidade. Sua passagem por esse mundo deverá deixar marcas positivas, pautadas na fé, esperança e coragem. Nenhuma vida é em vão, um simples acaso, mas em vista da construção de um mundo melhor, mais digno e humano. Lutar pelos valores cristãos, buscando a verdadeira paz, é o sonho de toda pessoa de bem, que não se contenta com as banalizações da vida. O seu empenho é em vista de uma sociedade alicerçada nos principios evangélicos.

Essa coluna buscará resgatar a essência da vida, tão perdida no meio de interesses econômicos,  vulgares, superficiais e passageiros. O ter parece estar acima do ser, desumanizando as pessoas. A busca desenfreada de coisas materiais, a ganância, o consumismo, parecem ter ocupado o espaço sagrado da vida humana.

Pode ser um grito abafado por tantas outras agências comunicativas, mas acredito profundamente na possibilidade de mudança de paradigmas, do retorno do sagrado, da volta para a essência da vida. Do contrário, eu não me arriscaria em ocupar esse espaço, pois seria uma grande perda de tempo.

Tudo aquilo que nós fazemos deve ter um para quê, uma razão, um significado, e não ser apenas um mero fazer por fazer. Eu, pessoalmente, desejo que a minha coluna possa ajudar você a refletir naquilo que é central em nossa existência. Se você após a leitura da mesma sentir-se, perceber-se melhor, mais gente, mais humano, posso afirmar que terá valido a pena.

Penso que vivemos num tempo de esvaziamento daquilo que é o fundamento na vida da raça humana. Novelas, programas de televisão vazios e sem conteúdo, revistas e jornais muito banalizados, apenas com cunho comercial, rondam a vida diária do ser humano. Progamas como Big Brohter, com audiência enorme, demonstram a mediocridade em que a sociedade atual está inserida.

Dizia um filósofo, inquieto com o mundo e a sua evolução: os mediocres pensam pessoas, os medianos pensam fatos e os inteligentes pensam projetos. Resumindo, grande parte das pessoas está preocupada com os outros, e pouco consigo mesmas. Fofocas, mentiras, calúnias, cercam a vida de muitos, e fazem disso a razão do seu viver. Essas pessoas são mediocres, na análise do filósofo. Outras buscam uma continua atualização, preocupados em estar bem informados. São pessoas medianas, num nivel superior à mediocridade de tantos. Inteligentes, segundo esse filósofo, são aquelas pessoas com preocupações superiores, ou seja, atentas em buscar soluções para os problemas, criando mecanismos que viabilizem uma saída para os mesmos.

Ajudar a pensar, a refletir, analisar e discernir, deveria ser um dos papéis essenciais dos meios de comunicação.

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"O ideal da virtude, quando só teoricamente anunciado, deixa-nos frios.  Maria não é somente o nome suave que toca as fibras do coração, é também o exemplo atraente do bem e da virtude."
                                                                                                  São Luís Orione

sexta-feira, 27 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 13,18-23)

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012
16ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Pantaleão

27 de Julho


A- A+

O santo de hoje viveu no séc. III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.

Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina.

Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.

Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: "Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz". E, segundo isto, diz ao menino: "Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste". Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.

Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.

Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.


São Pantaleão, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


A busca do equilíbrio

Todos os extremos sempre foram sinais de desequilíbrio, e os extremismos sempre provocaram grande mal estar no ser humano. Como vimos no artigo anterior, pudemos constatar que a autoestima baixa é um desequilíbrio assim como a autoestima elevada. É preciso buscar o equilíbrio, a justa medida, a temperança, e isso é uma tarefa que vai durar a vida inteira. Estamos sempre buscando a medida certa, mas nem sempre a encontramos. Esse é o grande desafio que perpassará toda a existência humana. Nem muito trabalho, mas nem muita oração; nem muito estudo, mas nem muita preguiça; nem muita ternura, mas nem muita dureza.

A imagem da galinha e da águia podem nos dar a imagem mais aproximada da autoestima normal, equilibrada, sem altos e baixos. Nem muito águia, mas nem muito galinha. Explico: a imagem da galinha é dos pés no chão, de quem cisca a terra, mas sem grandes projetos, sem voos altos. É uma caminhar rasteiro, fixo na terra, o que é na verdade necessário e faz parte da vida da galinha. A imagem da águia, pelo contrário, é a busca das alturas, de outros mundos, não se contentando com as coisas básicas da terra. Voar é a sua missão, e melhor ainda, quando os seus voos vão além de lugares já conhecidos. É a busca de novos lugares, novas realidades, e voando sempre mais alto, como se pudesse atingir o infinito.

Tanto a galinha como a águia, agindo assim, elas estão simplesmente vivendo a sua realidade. Não há nada de anormal nesse seu jeito de ser e de viver. O ser humano, no entanto, precisa ter um pouco de galinha e um pouco de águia. Nem muito terra, mas nem muito aéreo. Ai está o grande desafio do equilíbrio, com os pés no chão, mas sempre aberto para novos voos, novos desafios, novas conquistas.

Quando alguém está muito fixo na terra, não vê além do nariz. A sua vida cotidiana é monótona, sem grandes projetos, apenas vivendo para responder as necessidades do dia a dia. Esse sujeito se satisfaz tendo uma casa, comida e aquilo que é básico para a sobrevivência. É o estilo galinha, sem grandes anseios, como se a vida fosse uma mera sucessão de fatos. É uma pessoa parada, conformada, muitas vezes até desanimada, como se a vida não tivesse seus encantos e seus sonhos.

Quando alguém vive muito no ar, também demonstra um grande desequilíbrio. Como costumamos dizer, esse sujeito vive no mundo da lua, mas sem estar com os pés no chão. É alguém decolado do real, e vive sempre fantasiando coisas, tais como ganhar na loteria e ficar rico; achar um monte de dinheiro perdido por aí; enfim, é um sonhador, mas longe da realidade. É no fundo um desequilíbrio entre o real e o ideal. O que move a sua vida são os seus ideais, mas sem estar fixo na terra.

A busca do equilíbrio é saber que por somos galinha, no sentido de que devemos ter os pés no chão; no entanto, devemos também ser a águia, que não se conforma apenas com as realidades visíveis, mas busca novos projetos, novos desafios.

Estar com os pés no chão é muito importante, porque nos torna pessoas seguras, sabendo o passo que pode dar, sem se arrebentar. Quando o sonho é maior do que a possibilidade de realizá-lo, há o perigo de se arrebentar e não conseguir nada. É preciso ser realista, mas com as asas abertas, acreditando em novas conquistas e projetos. Aliás, a vida sem projetos e sem sonhos torna-se muito previsível e sem encanto. Quando alguém perde o sonho, o seu olhar torna-se evasivo, distante, sem vibração e sem entusiasmo. Ter sonhos é algo natural no ser humano; sonhar com uma vida melhor; com um futuro mais promissor; com a construção de uma nova comunidade e sociedade, são anseios mais do que louváveis.No entanto, não se pode perder de vista, nunca, a realidade dos fatos. São eles que devem dirigir a nossa existência. Pés no chão, mas sem perder de vista a possibilidade de novos voos, é o grande desafio do equilíbrio.

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"A face da terra se renova a cada primavera; o mundo dos homens somente se renovará ao sopro do amor."
                                                                               São Luís Orione

quinta-feira, 26 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 13,16-17)

Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012
São Joaquim e Sant’Ana


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Joaquim e Sant'Ana

26 de Julho


A- A+

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.

Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.

Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.

A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

DIA DOS AVÓS!

HOMENAGEM AOS AVÓS

Vovô e vovó!  Eternas figuras humanas que hoje queremos homenagear, contemplando com carinho os cabelos brancos, o profundo olhar, as rugas na fronte e na face, sinais da experiência e memória de tantos anos vividos.

Que bom poder formar uma roda para ouvir com atenção os sábios conselhos, as palavras fartas, indicadoras de novos horizontes em nossa vida.  Queremos tocar e sentir a energia que suas abençoadas mãos transmitem, e hoje, embora trêmulas, ainda semeiam os frutos da experiência de vida.

Permitam-nos, neste momento especial, acompanhar com ternura seus passos lentos, algumas vezes até trôpegos, mas cheios da sabedoria que a vida lhes ensinou.

Queremos abraçá-los e também aplaudi-los, com muita emoção e ternura, pedindo a Deus que os abençoe e lhes conserve a saúde.  A esperança nos leva a crer que outros dias lindos acontecerão, pois vocês são fruto da mais bela obra que Deus colocou na nossa história.

Luizinho Bastos

PARA REFLETIR!


A ilusão da Autoestima

Muitas pessoas justificam a sua baixa autoestima culpando os outros que não os entendem e achando uma série de razões externas. Não são capazes de admitir a sua própria fraqueza e deficiência e encontram sempre um bode expiatório. Para muitos é a esposa, para outros é marido, tem aqueles que acusam o chefe, outros ainda o ambiente exterior e ali vai uma ladainha de coisas para neutralizar a sua responsabilidade.

A autoestima é uma experiência interna que se manifesta socialmente. Eu reflito para fora aquilo que se manifesta no meu interior. Se eu estou integrado por dentro, agindo por mim mesmo, assumindo a vida nas próprias mãos, tendo consciência daquilo que faço e porque faço, é claro que isso se perceberá no meu jeito de ser e de viver. Quando as pessoas perguntam como eu estou, eu costumo responder: ‘do jeito que você está me vendo’. E isso é tão verdade, que o meu físico não mente, se eu realmente souber observá-lo. Ele é a mais pura manifestação do meu interior.

Existem dois tipos de pessoas que tentam enganar o seu interior, através de suas atitudes nem sempre muito claras. A principio parece que estão bem, aparentam uma coisa, mas vivem e sentem uma outra coisa totalmente diferente. Vou utilizar a imagem de duas aves para demonstrar como elas escondem, ou tentam esconder a sua realidade interna.

Em primeiro lugar, as pessoas com a imagem de avestruz. Essas pessoas aparentam humildade, mas o que vivem na verdade é uma enorme baixa autoestima. Se escondem debaixo da terra, para não ver os problemas. Essa atitude é uma negação dos gatos, da realidade, daquilo que está acontecendo ao seu redor. Elas preferem não falar sobre o assunto, como se ele não tivesse nenhuma importância, mas na verdade elas não tem coragem de olhá-lo de frente e por isso o negam. É uma atitude de pessoas fracas, que diante dos problemas silenciam, se escondem negando a realidade dolorosa. Preferem dizer que está tudo bem, que isso vai passar, que bastante reza vai ajudar na solução, mas tudo isso são claros sinais de negação. A pessoa avestruz nega um problema, não admite uma situação dolorosa e difícil. Eu sempre digo que o nosso mundo está cheio de avestruzes, incapazes de olhar a verdade de frente. É mãe que quer proteger o seu filho errado; a esposa que encobre os erros de seu marido; a Igreja que nega os erros de seus padres e assim por diante. Isso é uma enorme ilusão, porque somente olhando os problemas de frente, sem fugir deles, é que poderemos encontrar uma solução, uma saída.

Outro tipo de pessoa com atitude de baixa autoestima é a imagem do ganso. Ele sempre anda com o pescoço erguido, como se fosse o todo poderoso. No fundo, é uma defesa contra algo que possa agredi-lo ou feri-lo. A pessoa avestruz sempre anda com a cabeça alta, como se estivesse se protegendo contra os outros. É aquele tipo de pessoa que sempre sabe tudo, que conhece mais que os outros, comumente chamado de nariz empinado. É exatamente o contrário do avestruz, pois se esse se esconde para não ver os problemas, o ganso anda sempre com um olhar de soberba, de auto-suficiência, diminuindo o outro. Esse parece que não tem nada a aprender com as pessoas, pois sabe tudo, conhece tudo, e sempre está disposto a criticar e rebaixar os outros. Essa sua atitude demonstra o seu grande complexo de superioridade, que no fundo é uma defesa, para esconder o seu vazio interior e seus enormes distúrbios interiores. Muitos dizem que essa pessoa tem autoestima demais, o que é absolutamente incorreto.

Devemos buscar sempre o equilíbrio, nem ganso e nem avestruz; nem se diminuir e nem se exaltar demais. Ambas as atitudes demonstram a baixa autoestima. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Tudo podem os filhos de Deus, quando trazem aceso no coração o amor simples, benigno, cheio da doçura do Senhor."
                                                                                                       São Luís Orione

quarta-feira, 25 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 20,20-28)

Quarta-Feira, 25 de Julho de 2012
São Tiago Maior


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Tiago Maior

25 de Julho


A- A+

Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista.

Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.

Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:

"Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2).

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.

Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.


São Tiago Maior, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


A fisionomia da Autoestima

Facilmente nós podemos observar se uma pessoa está de bem com a vida, como costumamos dizer. Isso se percebe através do seu físico. A autoestima é algo interno, mas que se manifesta interiormente. Como nós não podemos ver a pessoa por dentro é o seu aspecto exterior que fala por ela.

Autoestima expressa-se no rosto, nos modos, na maneira de falar e de se mover que projetam o prazer que a pessoa sente por estar viva. Na tranquilidade em falar das próprias conquistas, ou dos defeitos de maneira direta e sincera, pois a pessoa tem uma relação amistosa com os fatos.

Muitas vezes taxamos a pessoa de orgulhosa ou de autossuficiente, quando esta manifesta abertamente os seus aspectos positivos, as suas qualidades. Falar de si mesmo com naturalidade, é sinal de que ela está de bem consigo mesmo. O orgulho surge quando eu me coloco acima dos outros, aumentando a mim mesmo e diminuindo o outro. Ai sim reside um problema de autoestima, pois existe uma defesa no sentido de ter que se autoelogiar, rebaixando o outro.

A autoestima se percebe no conforto que a pessoa experimenta ao fazer e dar elogios, expressar afeto, apreciação, ou algo semelhante. Na abertura a críticas e no tranquilo reconhecimento de seus erros. As palavras e os movimentos tendem a ter uma qualidade tranquila e espontânea, refletindo o fato de que a pessoa não está em guerra consigo mesma.

Muitas pessoas encontram dificuldades em aceitar um elogio, como se o outro estivesse zombando dela. Outras, pelo contrário, tem dificuldades enormes em aceitar uma critica e facilmente sucumbem como se não valessem nada. São duas características distintas, mas ambas denotam a baixa autoestima dessa pessoa. Claro que existem aqueles que frente a um elogio gostam então de se enaltecer ainda mais. São pessoas que se acham e quando alguém as elogia, elas simplesmente voam e se distanciam do real. A crítica, pelo contrário, as coloca em ‘parafuso’, e encontram então dificuldades enormes para integrar essa situação.

Outro fator que demonstra a fisionomia de uma boa autoestima é a curiosidade e abertura diante de ideias novas. Eu diria que essa pessoa tem sede do desafio, daquilo que empreende coragem e ousadia. Existem aqueles que sempre fogem das situações difíceis, buscando o óbvio e aquilo que não demanda grandes esforços e investimentos. A pessoa de autoestima, muito pelo contrário, está sempre em movimento, dando ideias novas e buscando criar, renovar, incentivar, dinamizar o ambiente em que se encontra. Eu costumo dizer que tais pessoas estão sempre com coceira no corpo, pois não conseguem parar e se acomodar. É maravilhoso vê-las em ação, numa busca continua de superação e de transformação. Estão sempre cheias de ideias, de projetos, de sonhos, buscando modos de realizá-los. Isso é estupendo em um ser humano, pois o coloca numa busca incessante, e jamais o acomoda frente conquistas realizadas. Cada chegada é uma partida, na certeza de que não existe nada pronto e definido, mas a vida apresenta sempre novas possibilidades e novos projetos a serem realizados.

São pessoas de alto astral, pois são capazes de viver com um bom humor, mesmo diante de situações inesperadas, difíceis e até trágicas. Sabem tirar uma lição, e isso as coloca num continuo movimento. É muito bom encontrar gente assim, pois nos levanta, nos faz acreditar que é possível seguir em frente, mesmo quando tudo parece dizer o contrário.

No físico se percebe: olhos atentos, brilhantes; rosto relaxado, com colorido natural e bom tônus na pele; queixo naturalmente posicionado e alinhado com o resto do corpo e maxilares relaxados. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Quanto mais cooperares ao bom entendimento entre os corações, como é vontade de Cristo, tanto mais estarás nele, viverás dele e agirás por ele."
                            São Luís Orione

terça-feira, 24 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 12,46-50)

Terça-Feira, 24 de Julho de 2012
16ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Charbel

24 de Julho


A- A+

O santo de hoje nasceu no norte do Líbano, num povoado chamado Bulga-Kafra, no ano de 1828. Proveniente de uma família cristã e centrada nos valores do Evangelho, muito cedo precisou conviver com a perda de seu pai.

Após discernir o seu chamado à vida religiosa, com 20 anos ingressou num seminário libanês maronita. Durante o Noviciado, trocou seu nome de batismo (José) por Charbel. Mostrou-se um homem fiel às regras, obediente à ação do Espírito Santo e penitente.

Após sua ordenação em 1859, enfrentou muitas dificuldades, dentre elas a perseguição ferrenha aos cristãos com o martírio de muitos jovens religiosos e a destruição de inúmeros mosteiros em sua época. Em meio a tudo isso, perseverou na fé, trazendo consigo as marcas de uma vocação ao silêncio, à penitência e à uma vida como eremita.

Aos 70 anos, vivendo num ermo dedicado a São Pedro e São Paulo, com saúde bastante fragilizada, discerniu que era chegada a hora de sua partida para a Glória Celeste. Era Véspera de Natal. E no dia 24 de Dezembro, deitado sobre uma tábua, agonizante, entregou sua vida Àquele que concede o prêmio reservado aos que perseveram no caminho de santidade: a vida eterna.

São Charbel, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


A construção da Autoestima

Diversas são as necessidades básicas de um ser humano para ter uma vida qualificada, feliz e realizada. Com certeza, nada é mais importante e fundamental do que a construção da autoestima. Ela não dá comida para ninguém, nem casa, mas ela dá elementos para trabalhar com coragem e determinação para adquirir aquilo que é essencial para uma vida digna.

Como podemos definir a autoestima? Seguindo os escritos e análise de Natanael Branden, podemos dizer que a autoestima é: “a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor de felicidade”.

Vejamos então as partes essenciais dessa definição: disposição é a palavra que dá início àquilo que é fundamental na autoestima. Alguém que se coloca fechado para a mudança, jamais poderá entendê-la. Além disso, o sistema de defesa que toma conta de muitas pessoas não permite o crescimento de uma saudável autoestima.

Disposição é uma atitude interna de quem quer realmente crescer, se conhecer, avançar no seu autoconhecimento. Quem se fecha à sua realidade, e não se dispõe a um olhar interior, jamais fará o processo de construção de uma vida saudável.

Ela não é algo mágico, que se adquire da noite para o dia, como se fosse algo rápido e imediato. Como diz o nome ‘construção’, determina um processo que não termina nunca, mas um caminho que se faz ao longo de toda a história.

Vivemos numa sociedade onde as pessoas buscam respostas rápidas, soluções imediatas e não querem fazer muito esforço para que essas metas sejam atingidas. É a lei do menor esforço e que seja para sempre, sem necessidade de ter que retomar as coisas já decididas, rever ou reavaliar.

A autoestima é uma necessidade básica de todo ser humano. De onde vem essa necessidade? Qual é a sua origem? Podemos afirmar que ela é resultado de dois fatores básicos, ambos intrínsecos à nossa espécie. O primeiro é que dependemos do uso apropriado de nossa consciência e para sobreviver e dominar com sucesso o meio ambiente; nossa vida e nosso bem-estar dependem da nossa capacidade de pensar. O segundo é que o uso correto de nossa consciência não é automático, não é programado pela natureza. Para ajustar sua atividade há um elemento crucial de escolha – portanto, de responsabilidade pessoal. Um desserviço prestado às pessoas quando se lhes oferece a noção de autoestima é ‘sentir-se bem’, divorciados das questões da consciência, da responsabilidade e da escolha moral.

A essência humana é a nossa capacidade de raciocinar, o que significa compreender os relacionamentos. É dessa capacidade – em última instância – que depende a nossa vida. Mente é tudo aquilo por meio do qual percebemos o mundo e o apreendemos. Tudo exige um processo mental – tudo exige um processo de pensamento, de conexão racional. Mas a nossa mente não nos leva automaticamente a agir segundo nosso melhor, mais racional e informado entendimento. A natureza deu-nos uma extraordinária responsabilidade: a opção de aumentar ou diminuir o alcance da lanterna da consciência. Nosso livre arbítrio diz respeito à escolha que fazemos quando ao funcionamento de nossa consciência numa determinada situação.

Portanto, dois elementos são essenciais para que a autoestima possa se desenvolver: 1. Utilizar bem a nossa consciência, que é com certeza determinante para uma vida conduzida de modo saudável; 2. Fazer as escolhas certas e responder por elas. Quem não é capaz de falar por si mesmo e assumir a vida em suas mãos, jamais poderá conduzir a sua vida no caminho da realização pessoal. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Deus não olha para as nossas fraquezas e para os nossos pecados, mas nos olhará segundo a grandeza de sua bondade, se vivermos entre nós o amor."
                                   São Luís Orione

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 12,38-42)

Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012
16ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


Santa Brígida

23 de Julho


A- A+

A santa de hoje nasceu na Suécia, no ano de 1302. Ela foi entregue em casamento a um jovem chamado Wulfon, príncipe de Nerícia.

Ao casar-se com Wulfon, Santa Brígida assumiu, com orações e sacrifícios, a missão de lutar pela conversão de seu esposo, um homem entregue aos vícios e paixões desregradas.

Santa Brígida alcançou esta graça. E, juntamente com seu esposo (agora convertido) numa vida com muitas práticas de piedade, foram a diversas peregrinações, até que aos 32 anos Wulfon veio a falecer.

Agora viúva e mãe de 8 filhos, Santa Brígida dedicou-se inteiramente ao serviço dos mais necessitados, cuidando dos enfermos (dentro de um hospital fundado por ela mesma e por seu esposo). E tudo isto sem perder de vista a formação cristã de seus filhos.

Devota do Sagrado Coração de Jesus e da Santíssima Virgem, Santa Brígida passava horas em adoração a Jesus Sacramentado. Inspirada pelo Espírito Santo, fundou uma Ordem feminina e outra masculina. Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no mistério do Cristo crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na eternidade.


Santa Brígida, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


A sublime arte de pensar

Uma das questões mais importantes para que se tenha uma autoestima adequada, equilibrada, é saber usar a mente para discernir, pensar, analisar, resolver os problemas. Pensar é uma arte, e quem não pensa, certamente não saberá para onde vai o barco da sua existência. Quem não pensa é facilmente direcionado pelos outros, para lugares que jamais ele iria, caso tivesse o uso normal da razão.

Dizia um grande escritor, e com propriedade: ‘pensar é um dos maiores prazeres da raça humana’. Concordo plenamente com essa afirmação, pois quando sabemos utilizar bem o nosso pensamento, acabamos tomando decisões certas, na hora certa. Já ouvi muita gente dizer, ‘se eu tivesse pensado não teria feito isso...’, porque na verdade a pessoa foi levada simplesmente pela emoção do momento. Quem age movido simplesmente pela emoção, dissociado da razão, acaba fazendo loucuras. Para mim, o uso exclusivo da emoção, sem o auxilio e complemento da razão, é como um carro desgovernado, que acaba indo para o precipício.

Muitas pessoas tem preguiça de pensar, e veem nesse ato como algo muito pesado e exigente. Para eles pensar é perder tempo, e o negócio é viver o momento, é curtir no aqui e agora, sem perspectivas de futuro. Observamos isso em tantas pessoas, que não se preocupam com o amanhã da sua existência. Não tem projetos, não tem sonhos, e acabam vivendo por viver. É realmente muito triste essa constatação, mas é a pura verdade em tantas pessoas, sobretudo naqueles mais jovens.

A razão nos faz parar, pensar, analisar, discernir, para tomar a melhor decisão. A mente é uma ferramenta indispensável para a construção de uma autoestima saudável. Não basta apenas um estar bem, um gostar de si mesmo, se este não estiver ancorado em algo mais sólido, como resultado de um bom discernimento. No fundo, o que dirige a vida de um ser humano, é a sua consciência. Para o drogado, para alguém que se deixa levar pela pura emoção, a consciência é a sua grande inimiga. Ele não quer parar para refletir, analisar a sua ação, e acaba se envolvendo em tumultos e discussões.

Hoje em dia está muito em voga a questão emocional. ‘Sinto, logo existo’, deu lugar àquilo que um grande filósofo francês definiu como o cerne do ser humano, ‘penso, logo existo’. Com certeza, nenhuma e nem outra, quando caminhando de modo unilateral, são a resposta para uma vida equilibrada. A emoção e a razão devem caminhar de mãos dadas, e não como grandes inimigas entre si.

O pensar dissociado do emocional pode criar pessoas frias, autoritárias, defensivas e calculistas. Costumamos chamar essas pessoas, como seres sem emoção e sem vibração. A emoção dissociada da mente pode criar verdadeiras desgraças no ser humano. Quem age apenas movido pela emoção do momento, sem pensar naquilo que faz, sofrerá consequências trágicas num futuro muito próximo. A emoção sem a presença da razão ela é doida, é extrema, e leva as pessoas a fazer verdadeiras loucuras. Na infância, torna-se essencial que os pais eduquem as crianças a pensar, e não a fazer todos os seus gostos e desejos. Isso terá consequências drásticas no futuro, pois uma criança que não é levada a pensar viverá uma adolescência inconsequente e terá uma vida adulta totalmente desequilibrada.

Tenho observado que essa é uma das áreas mais complicadas da sociedade atual, tão propensa a deixar que as pessoas sejam apenas movidas pelos seus impulsos, por seus instintos, sem o auxilio necessário e fundamental da razão. Autoestima apenas como um sentir-se bem, dissociada de um ato de consciência, é uma verdadeira mentira. Poderá ser algo prazeroso no momento, com consequências desastrosas no futuro. Portanto, não existe uma autoestima saudável sem o uso apropriado da razão. 

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Quando há boa vontade e aquele amor que é preceito do Senhor, tudo vai para a frente e todos vibram de alegria, até mesmo em meio às tribulações."
                        São Luís Orione

domingo, 22 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Marcos 6,30-34)

Domingo, 22 de Julho de 2012
16º Domingo Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


Santa Maria Madalena

22 de Julho


A- A+

Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).

Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:

"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).

A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.

Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.

O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

PARA REFLETIR!


Movidos pela Vida

Diariamente nos deparamos com situações inesperadas, com surpresas, umas agradáveis e tantas desagradáveis. Vivenciamos situações difíceis, marcadas por grandes desafios, e que por vezes nos fazem sucumbir e desistir da luta. A força do mal, do desânimo, do pessimismo, torna-se muito mais intensa que o bem, as conquistas, as vitórias. É como se por alguns instantes ficássemos cegos diante da vida, vendo somente as realidades conflitantes e negativas.

Por natureza, somos mais propensos a vermos aquilo que não funciona, a nos deixarmos levar pelas criticas, muito mais do que por aquilo que é positivo. Somos mais rápidos a criticar do que a elogiar; mais influenciados pela desgraça do que pela conquista. É a nossa natureza humana, que precisa ser superada com a força divina.

Jesus Cristo nos dá o grande exemplo de superação, quando ressurge das trevas, vence a morte e ressuscita como grande vencedor. O que parecia ser ruína, fim de tudo, renasce como a grande esperança para a humanidade. A vida é mais forte do que a morte; a luz brilha mais do que as trevas; a vitória é de longe superior à derrota; a esperança é muito maior do que o desespero.

A Páscoa, essa passagem da morte para a vida, nos ensina que também nós fomos criados para vivermos plenamente. A nossa natureza humana pode nos influenciar, mas a força divina é muito mais forte e potente. Jesus ressurge glorioso, poderoso, vibrante, vencedor, e quer nos ensinar que no fim, quando tudo parecer perdido, a vida renascerá com muito mais intensidade do que a morte.

Diariamente fazemos experiências de dor, de decepções, de derrotas, de situações inesperadas, de doenças. Isso parece nos diminuir, por vezes instaurando um grande desânimo em nossa existência. É exatamente nessa hora que devemos nos deixar guiar pela força divina. Deus não nos fez para a morte, para a derrota, para a desgraça, mas para a vida. Ele nos quer ver de pé, cheios de esperança e coragem. Ele nos deu o grande exemplo e quer despertar em nós esse gigante adormecido, criado para ser plenamente feliz.

A dor, a doença, o sofrimento, fazem parte da nossa existência. É impossível uma vida sem problemas, sem dificuldades, como se tudo fosse às mil maravilhas. Esse tipo de vida é falso, mentiroso, porque desde o nascimento, passando por todas as fases, só crescemos e amadurecemos, superando aquilo que aparentemente parece tão complicado e acima das nossas possibilidades. Sabemos que Deus não dá para ninguém uma cruz maior do que as suas condições para carregá-la.

Não peça vida fácil para Deus, sem problemas e dificuldades, pois essa vida simplesmente não existe. Peça sim, forças e coragem para enfrentar os problemas da vida. Busque dentro de você essa força para se levantar quando cair, a nunca se deixar abater pelo desânimo e pela derrota.

A Páscoa nos ensina que somos movidos pela vida, mesmo quando a morte parece querer imperar. A força da vida, da coragem, da ousadia, da esperança, é muito, mas muito mais forte e imperativa do que a morte, o desânimo, o medo e a aparente desgraça e ruína.

É preciso aprender a levantar a cabeça, e buscar soluções, em vez de ficar parado, chorando e se lamentando. Somente quem vai para a luta, com coragem e determinação, poderá comemorar a páscoa, que é exatamente essa passagem, onde saímos mais fortalecidos e renovados.

Movidos pela vida pascal, na certeza de que a vitória acontecerá, mesmo contra todos os prognósticos, deixemo-nos guiar pelo Cristo ressuscitado. Que ele nos ensine a nunca desanimarmos, na certeza de que não fomos feitos para a morte, mas para a vida.

Dr. Pe. André Marmilicz

PENSAMENTO DO DIA

"Nosso coração deve ser um altar, onde arda inextinguível o fogo do amor.  Amor de Deus e amor dos Irmãos: duas chamas de um mesmo e sagrado fogo.  É esse fogo que há de transformar e recriar a humanidade."
                           São Luís Orione

sábado, 21 de julho de 2012

EVANGELHO DO DIA


Evangelho (Mateus 12,14-21)

Sábado, 21 de Julho de 2012
15ª Semana Comum


A-A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA


São Lourenço de Brindes

21 de Julho


A-A+

Presbítero da Igreja, o santo de hoje é reconhecido como Doutor, pois amou, aprofundou, serviu e com ardor comunicou a Sã Doutrina Católica. Nascido em Brindes, na Itália, no ano de 1559, São Lourenço entrou na família franciscana, como Capuchinho e chegou a Superior Geral.

Homem de Deus e conciliador da maneira franciscana de viver com as necessidades da época, como pregador espalhou a Palavra de Deus em muitos lugares, como Itália, Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda. Conhecedor do hebraico, aramaico, caldeu, grego, latim, alemão, italiano e outras línguas, pôde - como teólogo e apologista - aprofundar nos estudos das Sagradas Escrituras e bradar pelos quatro cantos da Igreja e do mundo a Verdade, pois o protestantismo se alastrava, assim como diversas heresias.

São Lourenço fugia constantemente das honras e, além de dormir no chão, levantava-se à noite para rezar e se alimentava somente de pão, água e verduras, como penitência. Além de grande propagador da Palavra, foi quem muito lutou para vivê-la, por isso, ao ocupar a função de diplomata da Igreja, serviu de pacificador durante a ameaça de invasão por parte dos turcos. São Lourenço, que entrou no Céu com 60 anos, deixou muitos escritos, os quais externam o amor pela Palavra de Deus: "A Palavra de Deus é luz para a inteligência, fogo para a vontade, para que o homem possa conhecer e amar a Deus... É martelo contra a dura obstinação do coração, nos vícios contra a carne, o mundo e o demônio; é espada que mata todo o pecado".


São Lourenço de Brindes, rogai por nós!